ensino público

Evento sobre educação popular vai até sexta em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz


Foto: Renan Mattos (Diário)
Eventos do Mobrec discutem o atual cenário educacional no Brasil

Promover o protagonismo dos sujeitos na construção do conhecimento para o exercício da cidadania ativa. Esse é o tema desse ano do 18º Congresso Internacional de Educação Popular, que começou nesta terça-feira e vai até sexta-feira, na sede central do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria. O evento reúne professores, estudantes e profissionais da área de educação de municípios da Região Central, do país e também da América Latina.

Equipe Fórmula UFSM leva veículo para exposição no Shopping Praça Nova

No cerne das discussões e debates, os desafios dentro e fora da sala de aula e a crise na educação. Diferente de edições anteriores, em que o evento chegou a ter mais de mil participantes, neste ano, o número de inscrições caiu: são 600, frente aos 800 de 2017. Para a coordenadora do congresso e do Movimento Brasileiro de Educares Cristãos de Santa Maria (Mobrec/SM), Rosa Maria Pinto Guidolin, esse número é reflexo do próprio cenário educacional brasileiro.

- Mediante toda a crise na educação, consideramos um número muito bom. Temos, hoje, um modelo que mercantiliza e exclui a educação, que desvaloriza os educadores e valoriza o poder e o dinheiro, excluindo o processo de humanização e dignidade dos cidadãos. E o evento vem de encontro a isso, como uma forma de resistência e luta ao longo de todos esses anos. É nesse momento de formação e de compartilhamento de conhecimento e troca de experiências que se tem o enfrentamento a um modelo que está falido - comenta Rosa.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Rosa Maria diz que modelo atual desvaloriza os educadores

VALORIZAÇÃO 
Durante o congresso, que ocorre paralelamente ao 28º Seminário Internacional de Educação Popular, ao 5º Seminário Internacional Sindical do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato e ao 5º Seminário Internacional de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha, os participantes participam de conferências, mesas redondas e rodas de conversa para trocar experiências e buscar novas estratégias para a promoção da cidadania através da interação com a sociedade civil e da educação popular.  

- O congresso quer ser um anúncio de esperança e ressaltar a importância da nossa articulação conjunta, com planejamento, organização, além de servir também como denúncia de todas as dificuldades e mazelas que a educação vive hoje. Tanto que a maioria dos participantes são de escola pública, pois entendemos que é esse educador que está à margem e sendo deixado de lado pelas autoridades que deveriam valorizá-lo, mas que, ao invés disso, está sucateando a educação - explica a coordenadora do Mobrec/SM.

O evento, é organizado pelo Mobrec/SM e tem promoção da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e do Cpers/Sindicato, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, do Projeto Esperança/Cooesperança e do Instituto Paulo Freire.

Projeto da UFN busca informar linhas de ônibus coletivo da cidade

QUARTA-FEIRA

  • 8h45min ao meio-dia - 3ª Conferência "O papel do professor na construção da educação emancipadora", com Marco Raúl Mejia, do Projeto Interdisciplinar de Investigação Educativa (Colômbia e Chile) 
  • 14h às 17h30min - 4ª Conferência "Escola e o conhecimento: assumindo novas formas, novas dinâmicas para o fortalecimento da democracia, com Projeto Âncora - Escola da Ponte (São Paulo) 
  • 18h45min às 22h30min - 2ª Mesa Interativa " Relato de experiências que provocam e ensinam", com mediação de Lais Marivone Pasqualotto Canellas (Mobrec)

QUINTA-FEIRA

  • 8h45min ao meio-dia - 5ª Conferência "A articulação entre a revolução digital e o trabalho pedagógico", com Nuria Pons Vilardell Camas - UFPR (Curitiba/Paraná) 
  • 13h30min às 17h30min - Rodas de conversa: EIXO 1 - Escola Comunidade Pedagógica, EIXO 2 - Protagonismo da educação cidadã: o trabalho pedagógico na promoção dos sujeitos coletivos, EIXO 3 - Estudantes no processo de ação reflexão ação, EIXO 4 - A dimensão da pesquisa e a socialização do conhecimento, EIXO 5 - A extensão comunitária na formação cidadã

SEXTA-FEIRA

  • 8h45min ao meio-dia - 3ª Mesa Interativa "Educação Profissional, Reforma do Ensino Médio e Formação de Professores: controvérsias e desafios", com mediação de Édison Gonzague Brito da Silva - IFFar 
  • 14h às 17h30min - 5ª Conferência - Educação em direitos humanos: o papel da escola nessa construção", com Cecília Maria Pinto Pires - Consultora na área de Filosofia, Política e Ética

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja os conteúdos que serão avaliados no Enade 2018 Anterior

Veja os conteúdos que serão avaliados no Enade 2018

Escola de Santa Maria realiza olimpíada para arrecadação de agasalhos e alimentos Próximo

Escola de Santa Maria realiza olimpíada para arrecadação de agasalhos e alimentos

Educação